ESCOLHA O TAMANHO DE SEU TEXTO

-A - +A

segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

Memórias da Trajetória Acadêmica



"Nós não somos o que gostaríamos de ser.
Nós não somos o que ainda iremos ser.
Mas, graças a Deus,
Não somos mais quem nós éramos."


O que escrever sobre minha trajetória acadêmica? Olhando para trás, até hoje eu lembro daquele momento em que vi meu nome pela primeira vez entre os aprovados no vestibular da UEL, e meus amigos me cumprimentavam e logo emendavam a seguinte pergunta: “Nossa, mas porque você escolheu Filosofia?”; naquela época eu não tinha a mínima idéia de como responder essa questão, e não pensei mais sobre isso - talvez nas próximas linhas, refletindo sobre o caminho percorrido nesses quatro anos, eu consiga achar uma resposta.


Assim como a maioria dos ingressantes no curso, eu tinha um conhecimento muito limitado da filosofia em si, e quase nenhum contato com textos filosóficos de verdade até entrar na UEL; esses com certeza foram motivos pelos quais eu me deparei com algo muito mais difícil do que eu imaginava a princípio. Sim, a Filosofia de verdade é extremamente cansativa, difícil e, em certos casos (como no estudo da lógica pura), simplesmente repugnante; mas, apesar disso, para a minha genuína surpresa, ela se mostrou igualmente compensadora – descobri por experiência própria que a reflexão filosófica tem certas peculiaridades, e que, depois de engendrar pelos seus obscuros caminhos, é impossível voltar a ser o mesmo de antes.


Talvez isso ocorra pelo fato de que, desde a primeira aula do primeiro ano, somos forçados a ter contato com inúmeros paradoxos, angústias existenciais e questionamentos intermináveis na busca de um sentido – somos levados a mergulhar para além do senso comum e nos perder na profundidade infinita de um oceano de perguntas sem resposta – compreendemos assim nossa própria insignificância perante um universo de máximas que fazem os mais sábios baixarem a cabeça humildemente, reconhecendo suas ínfimas limitações.


Por ser essencialmente subjetivo, o caminho filosófico é construído de maneira pessoal e particular, e o que aprendemos nele emerge como fruto de nossa singularidade; nosso diferencial em comparação com o mundo. O que posso dizer de concreto ao final de quatro anos é que a reflexão filosófica me obrigou a aprender a escrever, e escrever bem; que aprendi com Jean Jacques Rousseau a ler textos em francês e com Thomas Hobbes a ler textos em inglês; que me apoiei e levei como lição para minha vida os textos de alguns dos velhos e bons filósofos gregos; que filosofia não é auto-ajuda e nem religião (contrariando professores dogmáticos que encontrei pelo caminho), mas que ela de certa forma ajuda, e é tão ou mais intensa quanto qualquer religião; que ali, entre uma discussão filosófica e um jogo de futebol, fiz amigos para o resto da minha vida – Aristóteles que diga a importância de tais amizades.


Talvez a resposta para aqueles meus amigos que, vez ou outra, ainda me perguntam: “Nossa, mas porque você escolheu fazer Filosofia”, seja: “como você pôde não fazer filosofia?”.Eu sei que não é uma boa resposta , e que ela constitui um sofisma – mas talvez , ironicamente, eu também tenha alguma coisa de sofista, porque me sinto prestes a entrar no rio de Heráclito.

segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

Stay Hungry. Stay Foolish.

discurso do Steve Jobs em Stanford no ano de 2005.
não tinha visto ainda, mto bom.

parte 1



parte 2

domingo, 18 de janeiro de 2009

Jack and Coke

'O ano de 2009 para os chineses será representado pelo Boi, o segundo animal do zodíaco, e promete ser de muito trabalho e esforço, somente aqueles que “pegarem pesado” serão recompensados. É um ano marcado pela disciplina e ótimo para cuidar de questões familiares. Uma boa ocasião para união e parcerias, não haverá muitos problemas rotineiros mas com certeza algo de inesperado e desegradável acontecerá, isso é característico deste ano. O peso do Boi será um chicote batendo em nossa cabeça, seja persistente e paciente com os imprevistos.'

HÁA primeiro post de 2009 no Ceriblog, e segue abaixo uma lista de bandas novas (ou não tão novas assim) para começar o que os chineses chamam de 'ano do boi':

Litlle Joy
Nova banda do quase-ex-integrante do Los Hermanos Rodrigo Amarante - não o barbdo pedófilo, o outro - e do baterista do Strokes com mais uma mulherzinha desconhecida. Bem legal a banda, boa para ouvir na praia porque sempre me lembra o começo de algum filme havaiano dos anos 50 hahaha



The Presidents of The USA - These are Good Times People
O novo CD dos caras do TPUSA (aqueles mesmo do 'Millions of peaches) vai contra todo o pessimismo do rock americano pós 11/09, músicas boas sobre coisas idiotas. mto bom haha



PS - tinha umas outras bandas que eu ia postar aqui pro começo de 2009, mas depois eu continuo porque acabei de assistir o filme que provavelmente vai ser melhor do que qualquer um pelo resto do ano. "The Curious Case of Benjamin Button" é imperdível, fazia tempo que eu não via um filme desse nível.


por hoje é só haha