ESCOLHA O TAMANHO DE SEU TEXTO

-A - +A

segunda-feira, 26 de abril de 2010

Schwarzschild e as Longas Noites Nerds



Eu.
Aqui.
Em um pico de cafeína e fazendo pesquisa de campo para o trabalho da pós em Cinema - sim, astronomia faz parte disso, eu acho (?) - e daí que eu encontro um blog que faz um comentário interessante sobre um curta metragem e a sua insustentabilidade perante as leis da Física.

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------



Por causa da região de Schwarzschild em torno dos buracos negros, podemos pensar neles como os bancos de dados do universo. Os cronistas do mundo que guardam cada registro captado desde a origem do universo. Isso acontece porque à medida que um observador se aproxima da singularidade a curvatura aumenta e seu tempo-próprio (o tempo medido pelo seu relógio) passa cada vez mais devagar. Então os buracos negros são como discos de vinil, a cada milímetro de distância do centro existe um anel que contém informações necessárias para se descrever o universo como visto por aquele buraco negro em um momento no tempo. Se o observador está a uma distância da singularidade (dentro do raio de Schwarzschild) e olha por cima dos ombros para o universo, ele vai ver uma paisagem diferente da que veria se estivesse mais longe ou mais perto do centro do buraco e veria o universo mais antigo à medida que se aproximasse. Vale salientar que Stephen Hawking descobriu que os buracos negros na verdade não são completamente negros. Aos poucos eles irradiam a chamada radiação de Hawking que num futuro distante acabaria por esgotá-los. Assim como os CDs piratas e pen drives de vinte reais, os buracos negros não são formas confiáveis de guardar informação.


De toda forma, se aquele círculo preto na folha de papel fosse um buraco negro, muito rapidamente tudo ao seu redor (o sistema solar) seria sugado pela sua imensa força gravitacional e se juntaria à matéria do seu interior.

--------------------------------------------------------------------------------------------



E assim começa mais uma noite nerd.
Aproveitem o conhecimento inútil hahaha

abraços!

quinta-feira, 8 de abril de 2010

Marcus Tullius Cicero



"Se Roma existe, é por seus homens e por seus hábitos"

"... os homens foram gerados com uma lei que hão de cumprir: a de cuidar daquele globo que se vê no meio deste templo e se chama Terra; foi sob esta condição que sua alma foi tirada desses fogos eternos que chamais de astros e constelações móveis; animados por inteligências divinas, os círculos e obras dessas esferas percorrem-nas com incrível celeridade (...) as riquezas, o nome ilustre, o poderio, sem a sabedoria que ensina aos homens a se governarem e dirigir os outros nada mais são do que uma vergonhosa e insolente vaidade; não há no mundo espetáculo mais triste que uma sociedade em que o valor dos homens é medido pelas riquezas que possuem."

Cícero 106 - 44 a.C.

quinta-feira, 1 de abril de 2010

Primeiro de Abril!

Porque sempre que eu assisto MonsterQuest até o final, eu me sinto enganado pelo gênio maligno.





abraços!