ESCOLHA O TAMANHO DE SEU TEXTO

-A - +A

segunda-feira, 21 de setembro de 2009

O Caminho da Estratégia


Limpando minha gaveta antiga, eu encontrei um livro que eu acho que comprei no primeiro colegial, chamado 'O Livro dos 5 Anéis'.

Ele foi escrito por Miyamoto Musashi, uma lenda no Japão e o
maior samurai de todos os tempos.

Isso que estava escrito quando eu abri em uma página aleatória:

----------------------------------------------------------------------

"Em tudo deve haver controle de tempo. O tempo é importante na dança e na música de sopro, pois só assim pode haver ritmo, mas todas as habilidades e técnicas devem levar em conta este importante fator: também existe tempo no Vazio.

Existe o tempo da vida do guerreiro, na prosperidade e no declínio, na harmonia e nos desacordos. Da mesma forma, existe o tempo no caminho do mercador, na ascensão e queda da capital.

Todas as coisas sobem e caem. Você precisa aprender isso.

Você pode ganhar batalhas com o controle de tempo no Vazio.
E este é o caminho dos homens que desejam aprender minha estratégia:

1. Não pense desonestamente
2. O Caminho está no treinamento
3. Familiarize-se com todas as artes
4. Conheça os Caminhos de todas as profissões
5. Distinga sabiamente entre ganho e perda nas questões mundanas
6. Desenvolva o julgamento intuitivo e compreensão de todas as coisas
7. Note tudo aquilo que não pode ser visto
8. Preste atenção, mesmo ao que parece banal
9. Não faça nada que não tenha utilidade

É importante começar estabelecendo esses princípios gerais no coração, e treinar no Caminho da Estratégia. Quando você não enxerga as coisas em uma larga escala, é muito difícil dominar a estratégia, mas se aprender corretamente o Caminho, jamais perderá uma luta, mesmo que enfrente vinte ou trinta inimigos."

Segundo ano de Shoho (1645), quinto mês, décimo segundo dia
Miyamoto Musashi

-----------------------------------------------------
acho que vou ler esse livro denovo. hehe
abraços!

Um comentário:

martim disse...

5. Distinga sabiamente entre ganho e perda nas questões mundanas

isso me lembrou o "what in it for me?" do Revolver!!!